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EXTERNATO DAS PEDRALVAS VALÊNCIA de CRECHE - Alvará nº 3/96 do Centro Regional de Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo. VALÊNCIA de PRÉ-ESCOLAR e 1º CICLO - Autorização de Funcionamento Definitiva nº 385 da Direção Geral dos Ensinos Básico e Secundário do Ministério da Educação.
O Externato das Pedralvas é uma Unidade Particular de Ensino que conta com 32 anos de experiência pautada por um único princípio orientador:
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CARATERIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO ESCOLAR
O Externato das Pedralvas, dispõe dos seguintes equipamentos:
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
O Externato das Pedralvas apenas encerra os seus serviços no período de 24 a 26 de dezembro; 31 de dezembro; véspera e dia de Carnaval; Último dia útil de agosto; Feriados determinados por lei.
APOIO À CRIANÇA O Externato das Pedralvas dispõe de uma Psicóloga que em estreita articulação com Educadoras e Professoras, presta assistência na identificação e sinalização de eventuais problemas da criança.
O Externato dispõe também de uma Terapeuta da Fala que, para além da identificação e sinalização de eventuais problemas, pode, se os Pais o pretenderem, efetuar o acompanhamento da criança nas instalações do colégio.
O Externato das Pedralvas dispõe, em termos de oferta Educativa e Pedagógica, de um variado conjunto de Projetos e Atividades que visam um adequado e multidisciplinar desenvolvimento dos seus alunos. |
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O acolhimento dos bebés a partir dos 4 meses é feito por colaboradoras com vários anos de experiência, proporcionando dentro do espaço dos berçários um ambiente tranquilo, acolhedor e repleto de afetos.
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Apesar da ausência legal de linhas orientadoras na valência de Creche e à ausência de uma supervisão pedagógica neste contexto educativo, a equipa de educadoras do Externato das Pedralvas, consciente da importância que a primeira infância representa no desenvolvimento futuro da criança, dedica particular atenção aos ambientes educativos e ao planeamento de todo o trabalho que é desenvolvido, tendo em vista um leque variado de aprendizagens, pois ao promovê-las estão a criar sólidas bases facilitadoras das futuras etapas do crescimento da criança.
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No Externato das Pedralvas, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) constituem uma referência comum a todas as docentes desta valência, assumindo a Coordenação Pedagógica estas linhas orientadoras como instrumento indispensável para a elaboração dos vários projetos curriculares de sala.
Considerando ainda, a importância de uma efetiva articulação entre a educação Pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico, a Equipa Pedagógica trabalha e implementa as OCEPE em áreas fundamentais do currículo, em correspondência com as áreas igualmente reconhecidas no 1º Ciclo, identificadas pela necessidade de uma intervenção prioritária, nomeadamente ao nível do português, da matemática e das ciências experimentais. |
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ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
- JUDO (2x por semana - Pré-escolar e 1º Ciclo)
- DANÇA CRIATIVA (2x por semana - 1º Ciclo)
- THE INVENTORS (1x por semana - 1º Ciclo)
- YOGA KIDS 1 e 2 (1x por semana - Pré-escolar e 1º Ciclo)
- CLUBE DE TEATRO (1x por semana - 1º Ciclo)
- PIANO (1x por semana - Pré-escolar e 1º Ciclo)
- GUITARRA (1x por semana - Pré-escolar e 1º Ciclo)
ATIVIDADES CURRICULARES – Incluídas na mensalidade
- INGLÊS - (2x por semana - Pré-escolar e 1º Ciclo)
- MÚSICA - (1x por semana - 1º Ciclo)
- EDUCAÇÃO FÍSICA - (2x por semana - 1º Ciclo)
- YOGA BABY (1x por semana - Creche)
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Percebendo e assumindo a clara importância de uma educação global e abrangente desde a mais tenra idade, o Externato das Pedralvas participa pelo décimo segundo ano consecutivo neste Projeto Internacional de Educação Ambiental, promovido pela ABAE e pela FEE, tendo conquistado já a sua décima Bandeira Verde (galardão que premeia o trabalho desenvolvido pelas escolas) e um prémio de excelência em 2011. Este Projeto visa essencialmente educar as crianças desde muito cedo no sentido de formar uma consciência cívica e de uma postura de cidadania ativa face os problemas relacionados com o Ambiente para que sejam adotados comportamentos sustentáveis e responsáveis.
Este Projeto tem como destinatários todos os alunos, desde a Creche ao 1º Ciclo, Família e Comunidade envolvente à Escola.
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Para viver com autonomia, com plena consciência de si próprio e dos outros, para poder tomar decisões face à complexidade do mundo e para exercer uma cidadania ativa, é indispensável dominar a leitura. Determinante no desenvolvimento cognitivo, na formação do juízo crítico, no acesso à informação, na expressão, no enriquecimento cultural e em tantos outros domínios, a leitura deve ser encarada como uma competência básica no contexto da sociedade contemporânea.
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O projeto promove a ocupação do período pós letivo dos alunos do 1.º Ciclo.
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“Eu, Tu e as Sextas” é um projeto criado no âmbito da dimensão Socio-Afetiva, da qual faz parte a «capacidade ou competência para estabelecer vínculos afetivos com os outros», o que supõe saber exprimir sentimentos, afetos e emoções.
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A generalização do ensino experimental das ciências no ensino básico, constitui um dos objetivos prioritários da política educativa do Ministério da Educação.
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A par de outros recursos, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ocupam atualmente na sociedade um papel importante no desenvolvimento, sustentação, integração e aprendizagem.
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A Growappy apresenta-se como uma plataforma digital de comunicação, divulgação e partilha, pensada com o objetivo de se constituir como uma ponte entre a Escola, a Família e a Própria Comunidade Escolar.
Através desta aplicação são divulgadas as iniciativas, as atividades, os passeios, o trabalho e a vivência do dia-a-dia das crianças na Escola, possibilitando aos Pais, Encarregados de Educação e à Família uma base facilitadora para o diálogo com a criança.
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A importância do ensino e da prática do Xadrez na escola, tem vindo ao longo dos últimos anos a angariar junto de várias correntes educativas um enorme consenso quanto à sua relevância como ferramenta pedagógica em contexto escolar. Em resultado desta relevância, o Parlamento Europeu assinou a 15 de março de 2012, uma declaração onde incentiva a introdução do programa “Xadrez na Escola” nos sistemas de ensino dos Estados-Membros.
Os principais objetivos desta Atividade Educativa são:
Esta Atividade tem como destinatários todos os alunos do 1º Ciclo. |
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Os Passeios e as Visitas de Estudo permitem transpor os limites da sala de aula para um horizonte de aprendizagem mais vasto e mais próximo da realidade, em que os cinco sentidos da criança são estimulados de forma natural através da vivência de experiências, contactos, cheiros, sons, imagens e texturas.
No Externato das Pedralvas, os passeios e as visitas de estudo são planeados com o objetivo claro de tornar os processos de aprendizagem mais enriquecedores. |
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Os períodos referentes às interrupções letivas, não deixam de merecer por parte do nosso Externato especial atenção, na medida em que estes períodos de descanso das atividades curriculares, podem e devem servir para proporcionar à criança novos ambientes e contextos de aprendizagem, quer ao nível pessoal e social, quer ao nível das Expressões.
Este Projeto tem como destinatários, todas as crianças que frequentem o Externato durante os períodos não letivos. |
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Esta atividade, destinada a todas as crianças a partir de 1 ano de idade, tem como objetivo, proporcionar duas semanas de praia às crianças que frequentam o Externato.
Para além de todos os benefícios, que ao nível do desenvolvimento físico esta atividade proporciona, a criança beneficia também da quebra da rotina e da vivência social com os colegas num ambiente de espaço aberto com as componentes da areia e mar, que por si só propiciam o desenvolvimento de brincadeiras e atividades diferentes das do seu dia-a-dia na escola. |
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A Colónia de Férias é uma atividade que se destina às crianças da sala dos 5 anos, aos alunos do 1.º Ciclo e ex-alunos até aos 12 anos.
Esta atividade, que tem a duração de 3 dias tem como principais objetivos assinalar o final do ano letivo e ao mesmo tempo proporcionar às crianças uma alteração das suas rotinas, assim como o desenvolvimento da sua autonomia e autoconfiança.
Na Colónia de Férias, as crianças são acompanhadas pelas Educadoras, Professoras e Auxiliares, desenvolvendo atividades organizadas pelas equipas de monitores dos campos onde terá lugar a colónia.
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