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EXTERNATO DAS PEDRALVAS

VALÊNCIA de CRECHE - Alvará nº 3/96 do Centro Regional de Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo.

VALÊNCIA de PRÉ-ESCOLAR e 1º CICLO - Autorização de Funcionamento Definitiva nº 385 da Direção Geral dos Ensinos Básico e Secundário do Ministério da Educação.

 

 

O Externato das Pedralvas é uma Unidade Particular de Ensino que conta com 32 anos de experiência pautada por um único princípio orientador:

 

- A concretização de um “projeto” de sucesso em cada criança.


No Externato das Pedralvas, “a criança” é o Centro a partir do qual nascem as Ideias, os Projetos, as Atitudes, os Comportamentos e as Decisões. É em torno dela que se criam as Dinâmicas, as Sinergias e os Processos, com o objetivo claro de proporcionar a cada um dos nossos alunos a possibilidade de concretizar o seu desenvolvimento intelectual, emocional, social e físico de forma equilibrada e de acordo com o caráter e a personalidade individual de cada um.


Para desenvolver esta tarefa e perseguir estes objetivos, o Externato das Pedralvas conta com uma equipa de Colaboradores com formação, dinâmica, espírito de iniciativa e acima de tudo, com uma enorme capacidade de afeto e respeito pelas nossas crianças.


E porque a educação e o desenvolvimento de uma criança nunca estará completo sem a família, o Externato das Pedralvas assume-se como um espaço aberto à família, quer através do contato diário dos pais com todos os colaboradores, quer nos atendimentos mensais e trimestrais.


Para além desta vivência de proximidade no dia-a-dia, o Externato das Pedralvas desenvolve ao longo do ano inúmeras atividades onde a família é chamada a participar, diluindo de forma muito evidente a dicotomia escola/casa.

 

Externato das Pedralvas, uma Equipa, um Objetivo, um Projeto”

 

 

 

CARATERIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO ESCOLAR

 

O Externato das Pedralvas, dispõe dos seguintes equipamentos:

  1. - 2 Espaços de recreio exterior com equipamento de recreio infantil (espaço das crianças da Creche e espaço das crianças do Pré-escolar e 1º Ciclo);
  2. - Espaço de recreio interior;
  3. - 2 salas de Berçário;
  4. - Creche: 2 salas de aquisição de marcha e 2 de dois anos;
  5. - 4 salas de Pré-Escolar;
  6. - 4 salas de 1º Ciclo;
  7. - Gabinete de Direcção e Secretaria;
  8. - Copa de apoio ao Berçário e Creche;
  9. - Espaço de Recepção a Pais e Alunos;
  10. - Cozinha e Refeitório;
  11. - Sala de Professores;
  12. - Sala de Coordenação;
  13. - Biblioteca, Centro de Ciências Experimentais e Centro de recursos audiovisuais;
  14. - Ginásio;
  15. - Gabinete de Apoio à Psicóloga e Terapia da Fala;

 

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a Sexta-feira
- Abertura – 7h 30

- Encerramento – 19h 30

 

O Externato das Pedralvas apenas encerra os seus serviços no período de 24 a 26 de dezembro; 31 de dezembro; véspera e dia de Carnaval; Último dia útil de agosto; Feriados determinados por lei.

 

 

APOIO À CRIANÇA

O Externato das Pedralvas dispõe de uma Psicóloga que em estreita articulação com Educadoras e Professoras, presta assistência na identificação e sinalização de eventuais problemas da criança.

 

O Externato dispõe também de uma Terapeuta da Fala que, para além da identificação e sinalização de eventuais problemas, pode, se os Pais o pretenderem, efetuar o acompanhamento da criança nas instalações do colégio.

 

 

O Externato das Pedralvas dispõe, em termos de oferta Educativa e Pedagógica, de um variado conjunto de Projetos e Atividades que visam um adequado e multidisciplinar desenvolvimento dos seus alunos.

 

O acolhimento dos bebés a partir dos 4 meses é feito por colaboradoras com vários anos de experiência, proporcionando dentro do espaço dos berçários um ambiente tranquilo, acolhedor e repleto de afetos.


Nestes espaços, não é esquecida a tão necessária oferta de estímulos sensoriais diversificados, imprescindíveis a um desenvolvimento harmonioso e global do bebé, onde se incluiem momentos de relaxamento (Yoga Baby) orientados por uma técnica especializada.

 

 

 

Apesar da ausência legal de linhas orientadoras na valência de Creche e à ausência de uma supervisão pedagógica neste contexto educativo, a equipa de educadoras do Externato das Pedralvas, consciente da importância que a primeira infância representa no desenvolvimento futuro da criança, dedica particular atenção aos ambientes educativos e ao planeamento de todo o trabalho que é desenvolvido, tendo em vista um leque variado de aprendizagens, pois ao promovê-las estão a criar sólidas bases facilitadoras das futuras etapas do crescimento da criança.


Na Creche, as nossas crianças desenvolvem para além das rotinas diárias, diversas e atividades que preenchem os seus dias de uma forma agradável, onde a aquisição de competências se reveste de um caráter lúdico-pedagógico.

- Expressão Dramática
- Expressão Plástica
- Ginástica e Movimento
- Expressão Musical

- Yoga Baby

 

 

No Externato das Pedralvas, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) constituem uma referência comum a todas as docentes desta valência, assumindo a Coordenação Pedagógica estas linhas orientadoras como instrumento indispensável para a elaboração dos vários projetos curriculares de sala.

 

Considerando ainda, a importância de uma efetiva articulação entre a educação Pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico, a Equipa Pedagógica trabalha e implementa as OCEPE em áreas fundamentais do currículo, em correspondência com as áreas igualmente reconhecidas no 1º Ciclo, identificadas pela necessidade de uma intervenção prioritária, nomeadamente ao nível do português, da matemática e das ciências experimentais.

 

 

 

 

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

 

- JUDO (2x por semana - Pré-escolar e 1º Ciclo)


- BALLET (2x por semana - Pré-escolar)

 

- DANÇA CRIATIVA (2x por semana - 1º Ciclo)


- NATAÇÃO (1x por semana - Pré-escolar e 1º Ciclo)

 

- THE INVENTORS (1x por semana - 1º Ciclo)

 

- YOGA KIDS 1 e 2 (1x por semana - Pré-escolar e 1º Ciclo)

 

- CLUBE DE TEATRO (1x por semana - 1º Ciclo)

 

- PIANO (1x por semana - Pré-escolar e 1º Ciclo)

 

- GUITARRA (1x por semana - Pré-escolar e 1º Ciclo)

 

 

 

 

ATIVIDADES CURRICULARES – Incluídas na mensalidade

 

- INGLÊS - (2x por semana - Pré-escolar e 1º Ciclo)


- EXPRESSÃO e EDUCAÇÃO MUSICAL - (1x por semana - Pré-escolar)

 

- MÚSICA - (1x por semana - 1º Ciclo)


- EXPRESSÃO e EDUCAÇÃO FÍSICO-MOTORA - (2x por semana - Pré-escolar)

 

- EDUCAÇÃO FÍSICA - (2x por semana - 1º Ciclo)


- TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (1x por semana - 1º Ciclo)


- ARTES VISUAIS (1x por semana - 1º Ciclo)


- “XADREZ NA ESCOLA” (1x por semana - 1º Ciclo)

 

- YOGA BABY (1x por semana - Creche)

 

 

 

 

 

Percebendo e assumindo a clara importância de uma educação global e abrangente desde a mais tenra idade, o Externato das Pedralvas participa pelo décimo segundo ano consecutivo neste Projeto Internacional de Educação Ambiental, promovido pela ABAE e pela FEE, tendo conquistado já a sua décima Bandeira Verde (galardão que premeia o trabalho desenvolvido pelas escolas) e um prémio de excelência em 2011. Este Projeto visa essencialmente educar as crianças desde muito cedo no sentido de formar uma consciência cívica e de uma postura de cidadania ativa face os problemas relacionados com o Ambiente para que sejam adotados comportamentos sustentáveis e responsáveis.

 

Este Projeto tem como destinatários todos os alunos, desde a Creche ao 1º Ciclo, Família e Comunidade envolvente à Escola.

 

Mais informações em www.abae.pt

 

 

Para viver com autonomia, com plena consciência de si próprio e dos outros, para poder tomar decisões face à complexidade do mundo e para exercer uma cidadania ativa, é indispensável dominar a leitura. Determinante no desenvolvimento cognitivo, na formação do juízo crítico, no acesso à informação, na expressão, no enriquecimento cultural e em tantos outros domínios, a leitura deve ser encarada como uma competência básica no contexto da sociedade contemporânea.


Este Projeto, enquadrado no PLANO NACIONAL DE LEITURA7EDUCAÇÃO LITERÁRIA, nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e nas Aprendizagens Essenciais do 1º Ciclo, tem como objetivo promover a leitura, assumindo-a como fator de desenvolvimento individual e estimular nas crianças o prazer de ler, intensificando o contato com o livro na escola, designadamente nas salas de aula, na biblioteca e em contexto familiar. Este Projeto concretiza-se através de um conjunto de estratégias destinadas a promover o desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como o alargamento e aprofundamento dos hábitos de leitura.


Este Projeto tem como destinatários todas as crianças do Pré-escolar e alunos do 1º Ciclo.

 

 

 

O projeto promove a ocupação do período pós letivo dos alunos do 1.º Ciclo.


Devido às condicionantes da vida profissional dos pais, muitas crianças permanecem na escola até bastante tarde. O Externato das Pedralvas, tendo consciência desta realidade, pretende com este projeto desenvolver os seguintes objetivos num ambiente em que as crianças se sintam tranquilas e felizes:


- Ocupar de forma lúdica e pedagógica os tempos livres após o período letivo;
- Desenvolver a responsabilidade e a autonomia;
- Desenvolver a motricidade fina;
- Explorar sensorialmente diferentes materiais e técnicas;
- Envolver as crianças em atividades criativas e manipulativas;
- Desenvolver competências emocionais e cognitivas;
- Promover o relacionamento social entre os alunos das várias turmas;
- Dotar as crianças de novas competências que enriqueçam o seu desenvolvimento pessoal e social, assim como a sua autonomia (ex.: dobrar roupa; cozer botões; pôr a mesa; brincar em grande grupo; fazer malha, etc.).

 

 

Eu, Tu e as Sextas” é um projeto criado no âmbito da dimensão Socio-Afetiva, da qual faz parte a «capacidade ou competência para estabelecer vínculos afetivos com os outros», o que supõe saber exprimir sentimentos, afetos e emoções.


Com este objetivo, todas as Sextas-feiras será desenvolvida uma atividade onde as crianças da Creche e do Pré-escolar possam partilhar espaços, atividades, vivências e experiências, através das quais desenvolvam as suas competências ao nível “do Eu e do Outro”.


Este Projeto tem como destinatários todas as crianças da Creche e do Pré-escolar.

 

 

A generalização do ensino experimental das ciências no ensino básico, constitui um dos objetivos prioritários da política educativa do Ministério da Educação.


Na base deste objetivo está o reconhecimento de que o ensino experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade pode contribuir de forma decisiva para a promoção da literacia científica, potenciando o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma cidadania interveniente e informada e à inserção numa vida profissional qualificada.


O propósito da Educação em Ciência, enquanto componente da experiência educativa global da criança, é prepará-la para uma vida satisfatória e completa no mundo do século XXI…

 

… Estimulando o entusiasmo e interesse pela ciência de modo a que as crianças se sintam confiantes e competentes para se envolverem em matérias científicas e técnicas.


… Estimulando a criança a adquirir uma compreensão vasta e geral das ideias importantes e das bases explicativas da ciência e dos procedimentos do processo científico, que têm maior impacto no nosso ambiente e na nossa cultura em geral.


Este Projeto tem como destinatários todas as crianças do Pré-escolar e alunos do 1º Ciclo.


IMPLEMENTAÇÃO: Ao nível do Pré-escolar, o ensino das Ciências Experimentais estará inscrito no Projecto Curricular de Sala e será desenvolvido de acordo com a idade do grupo. Ao nível do 1º Ciclo, o ensino das Ciências Experimentais fará parte do plano curricular da disciplina de Estudo do Meio.

 

 

A par de outros recursos, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ocupam atualmente na sociedade um papel importante no desenvolvimento, sustentação, integração e aprendizagem.


Pretende-se com este Projeto contribuir para mais e melhor aprendizagem. Integrar as TIC na sala de aula, significa viver as atividades escolares com a consciência de que existem meios (informáticos) aos quais se pode recorrer sempre que isso se perspetive.


É necessário aproveitar pedagogicamente todos os novos recursos tecnológicos disponíveis, fazendo-os reverter positivamente a favor das aprendizagens. Isto não significa apenas integrar os computadores em atividades curriculares específicas mas procurar também criar ambientes de aprendizagem estimulantes, abertos, que apelem à autonomia e responsabilidade dos alunos levando-os a assumir um papel ativo, no seu processo de aprendizagem e nas aprendizagens dos colegas – e em que os computadores constituam recursos de trabalho que potenciam a colaboração e a partilha, não esquecendo no entanto que a parte importante deste esforço é a dimensão pedagógica e não a dimensão tecnológica.  


Este Projeto tem como destinatários todas as crianças do Pré-escolar e alunos do 1º Ciclo.

 

 

 

A Growappy apresenta-se como uma plataforma digital de comunicação, divulgação e partilha, pensada com o objetivo de se constituir como uma ponte entre a Escola, a Família e a Própria Comunidade Escolar.

 

Através desta aplicação são divulgadas as iniciativas, as atividades, os passeios, o trabalho e a vivência do dia-a-dia das crianças na Escola, possibilitando aos Pais, Encarregados de Educação e à Família uma base facilitadora para o diálogo com a criança.

 

 

 

 

A importância do ensino e da prática do Xadrez na escola, tem vindo ao longo dos últimos anos a angariar junto de várias correntes educativas um enorme consenso quanto à sua relevância como ferramenta pedagógica em contexto escolar. Em resultado desta relevância, o Parlamento Europeu assinou a 15 de março de 2012, uma declaração onde incentiva a introdução do programa “Xadrez na Escola” nos sistemas de ensino dos Estados-Membros.

 

         Os principais objetivos desta Atividade Educativa são:

  - Promover o convívio;
- Sedimentar a aceitação de regras;
- Fomentar a atenção e a concentração;
- Desenvolver a capacidade de análise e planeamento;
- Desenvolver a imaginação, a criatividade e a memória;
- Desenvolver a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
- Desenvolver a organização metódica do estudo;
- Promover o autocontrolo, a coragem e a capacidade de decisão;
- Fomentar a competição saudável através da participação em torneios interescolares.

 

Esta Atividade tem como destinatários todos os alunos do 1º Ciclo.

 

 

 

Os Passeios e as Visitas de Estudo permitem transpor os limites da sala de aula para um horizonte de aprendizagem mais vasto e mais próximo da realidade, em que os cinco sentidos da criança são estimulados de forma natural através da vivência de experiências, contactos, cheiros, sons, imagens e texturas.

 

No Externato das Pedralvas, os passeios e as visitas de estudo são planeados com o objetivo claro de tornar os processos de aprendizagem mais enriquecedores.

 

 

Os períodos referentes às interrupções letivas, não deixam de merecer por parte do nosso Externato especial atenção, na medida em que estes períodos de descanso das atividades curriculares, podem e devem servir para proporcionar à criança novos ambientes e contextos de aprendizagem, quer ao nível pessoal e social, quer ao nível das Expressões.

 

Este Projeto tem como destinatários, todas as crianças que frequentem o Externato durante os períodos não letivos.

 

 

Esta atividade, destinada a todas as crianças a partir de 1 ano de idade, tem como objetivo, proporcionar duas semanas de praia às crianças que frequentam o Externato.

 

Para além de todos os benefícios, que ao nível do desenvolvimento físico esta atividade proporciona, a criança beneficia também da quebra da rotina e da vivência social com os colegas num ambiente de espaço aberto com as componentes da areia e mar, que por si só propiciam o desenvolvimento de brincadeiras e atividades diferentes das do seu dia-a-dia na escola.

 

 

A Colónia de Férias é uma atividade que se destina às crianças da sala dos 5 anos, aos alunos do 1.º Ciclo e ex-alunos até aos 12 anos.

 

Esta atividade, que tem a duração de 3 dias tem como principais objetivos assinalar o final do ano letivo e ao mesmo tempo proporcionar às crianças uma alteração das suas rotinas, assim como o desenvolvimento da sua autonomia e autoconfiança.

 

Na Colónia de Férias, as crianças são acompanhadas pelas Educadoras, Professoras e Auxiliares, desenvolvendo atividades organizadas pelas equipas de monitores dos campos onde terá lugar a colónia.